top of page

 

 

A origem da banda LACUNA COIL pode ser traçada até Milão, Itália, quando o guitarrista e compositor Marco Coti Zelati e seu amigo, Andrea Ferro, formaram a banda Sleep of Right. Marco tocava guitarra, Andrea tocava baixo, e Raffaele Zagaria se juntaria a eles na guitarra e Michelangelo na bateria. A banda tocou pela primeira vez ao vivo em Bolonha, Itália, em 1994. Eles gravam a música Bleeding Souls, que é lançada em 1995, no álbum de compilações Noise of Bolgia.

Marco começa então a tocar baixo, para que Andrea possa se concentrar nos vocais, então Claudio Leo se junta a banda como segundo guitarrista e Leonardo Forti entra como baterista, substituindo Michelangelo.

A próxima decisão que tomaram, sem dúvida, mudou a direção que as futuras músicas iriam tomar para sempre. Eles chamam uma amiga, Cristina Scabbia, para cantar alguns backing vocals para eles. Fica claro que a voz de Cristina se encaixa perfeitamente com os vocais rasgados de Andrea Ferro, e eles pedem a ela que entre na banda permanentemente.

 

ETHEREAL:

Após a inclusão de Cristina Scabbia como vocalista feminina, a banda muda seu nome para Ethereal, e em maio de 1996 eles gravam uma demo com as músicas Shallow End e Frozen Feeling, e a mandam para várias gravadoras européias. A banda recebe respostas das gravadoras Nuclear Blast e Century Media, e decidem assinar o contrario com a segunda. Com o contrato assinado, a banda descobre que o nome Ethereal já é utilizado por uma banda Grega.

Agora com a formação completa e estabelecida - Cristina Scabbia, Andrea Ferro, Marco 'Maki' Coti Zelati, Claudio Leo, Raffaele Zagaria e Leonardo Forti - eles decidem pelo nome LACUNA COIL, que significa "Espiral Vazia", refletindo sua então visão de vida.

 

O PRIMEIRO EP E A SEPARAÇÃO DA BANDA:

Em 1997, no Woodhouse Studio, na Alemanha, LACUNA COIL começa a gravar as primeiras músicas com a Century Media, com a banda "hospedada" num flat velho e decaído que ficava acima do clube "Spirit". Fica aparente no estúdio que existiam diferenças musicais entre Raffaele, Leonardo e o resto da banda. Apesar desse problema, a banda grava seis músicas, produzidas por Waldemar Sorychta, guitarrista do Grip Inc. No fim, no entanto, foi tomada a decisão de não incluírem as músicas da demo feita quando ainda eram a banda Ethereal, já que elas não se encaixam com o novo estilo manifestado.

Com a data de lançamento do EP prevista para o começo de 1998, a banda une-se à banda Portuguesa de gothic-metal Moonspell em uma turnê Européia promocional em dezembro de 1997, e LACUNA COIL tem sua primeira experiência ao vivo.

Ansiedade, medo do palco e emoções intensas resultam na saída de Raffaele Zagaria, Claudio Leo e Leonardo Forti após apenas três dos doze shows da turnê. Sem se abalar, LACUNA COIL continua se apresentando com a ajuda de Anders Iwers, guitarrista da banda Tiamat, e Markus, baterista da banda Kreator.

Em janeiro de 1998 eles recrutam Cristiano Migliore, da banda Thy Nature, e Cristiano 'Criz' Mozzati, da banda Time Machine. A chegada dos novos membros renova o entusiasmo da banda bem a tempo do lançamento do EP em fevereiro e um show em Lisboa para quatro mil pessoas, abrindo para a banda Moonspell. Esse seria o primeiro de muitos shows com essa formação apoiando o EP auto-intitulado.

Em março, a banda começa sua segunda turnê européia com a banda Holandesa The Gathering e Siegmen. Durante a turnê, Steve Minelli, da banda Node, toca guitarra após o novo guitarrista do LACUNA COIL, Cristiano Migliore, se machucar pouco tempo antes do início dos shows. Além dele, Alice Chiarelli toca teclado como musicista de apoio e os shows com a The Gathering são memoráveis, com Cristina Scabbia fazendo inúmeros duetos com Anneke Van Giersbergen.

Em agosto de 1998, LACUNA COIL tem sua primeira experiência com festivais quando tocam no festival alemão Wacken Open-Air, e seguem o show com sua primeira sessão de autógrafos. Repentinamente as pessoas começaram a tomar consciência da banda italiana, e devido ao rumo que eles vêem sua música tomando, decidem procurar por um segundo guitarrista em vez de usar teclados. Mas, no entanto, não é até depois das gravações de seu segundo álbum que a posição seria ocupada oficialmente.

 

IN A REVERIE:

Em outubro de 1998, LACUNA COIL volta ao Woodhouse Studio na Alemanha para mais uma vez gravarem com o produtor Waldemar Sorychta, e gravam seu primeiro álbum intitulado In A Reverie. O som é mais pesado que o EP de lançamento, e rende à banda mais reconhecimento na Europa, principalmente na Alemanha e na Escandinávia. No entanto, o estilo metal que a música deles possui não atrai atenção de seu país nativo, talvez exceto em cenas independentes e undergrounds.

Em janeiro de 1999 a formação da banda está finalmente completa após a entrada de Marco 'Maus' Biazzi, de vinte e dois anos, para tocar a segunda guitarra, e em fevereiro eles tocam seu primeiro show na divulgação de In A Reverie no clube 'Rolling Stone' de Milão para mil e quinhentas pessoas.

Grande parte do resto de 1999 é gasto em turnês pela Europa, primeiro em abril com a banda inglesa Skyclad, tocando quinze datas, então em maio com a turnê 'Into the Darkness' com as bandas Samael, My Insanity e Grip Inc, tocando outros vinte shows, culminando no festival Dynamo Open Air Festival em 21 de maio, onde tocaram para vinte mil pessoas, com uma boa parte balançando bandeiras italianas e gritando por Cristina Scabbia. Em 5 de junho, LACUNA COIL está de volta a Itália, onde toca no festival 'Gods of Metal' para vinte e cinco mil pessoas, com Metallica como banda principal.

Após alguns shows em Rotterdam e Altheim em julho, com Patrick Graziosi, da banda Thy Nature, tocando guitarra para a banda, já que Marco Biazzi não estava disponível, a banda completa sua agenda de turnês em Setembro e Outubro com catorze datas esgotadas pela Alemanha, apoiando a banda Lacrimosa. LACUNA COIL tem que cancelar as últimas três datas da turnê depois que Marco Coti Zelati quebra uma costela ajudando um técnico de iluminação.

 

HALFLIFE EP:

O começo do novo milênio trazLACUNA COIL e Waldemar Sorychta para o estúdio mais uma vez, dessa vez em Ventimiglia, para gravar um novo EP intitulado Halflife. Contendo cinco músicas e explorando novas opções, pela primeira vez eles usam técnicas digitais de gravação e incluem uma canção cover, Stars, primeiramente lançado pela banda pop inglesa Dub Star. Eles lançam, também, uma música completamente em italiano, Senzafine, que se tornaria uma favorita dos fãs.

A qualidade musical do EP continua a construir a dualidade masculina/feminina que está presente em grande parte de suas músicas, e define mais ainda estilo único da banda.

Em 20 de março de 2000 o EP Halflife é oficialmente lançado e o sucesso da banda é tanto que uma série de datas com a banda como principal é fechada pela Europa.

Pontos altos incluem a recepção no 'The Borderline' em Londres, e um ponto baixo em particular ocorre em Dublin no 'Frazers Bar' em 16 de abril, quando Andrea Ferro cai do palco e desloca seu ombro.

Em maio, no 'Pala Aquatica' em Milão, enquanto tocam para mais de duas mil e quinhentas pessoas, LACUNA COIL é forçada a cortar seu show por um pequeno problema técnico: o mini disk contendo todos os teclados e loops é esquecido! Fazendo com que a banda opte por um som mais pesado e rápido, para assegurar uma noite memorável para a audiência. Essa decisão talvez seja uma indicação das coisas que virão...

 

UNLEASHED MEMORIES:

Após as férias de agosto, LACUNA COIL decide voltar ao Woodhouse Studio, na Alemanha, com Waldemar Sorychta em outubro pela terceira vez para gravar seu segundo álbum Unleashed Memories. O álbum, mais lento e com uma pegada mais pesada, contém nove novas músicas e uma versão diferente de Senzafine que, de acordo com a banda, é como a música fora originalmente arranjada. O álbum é finalizado no fim de novembro,e em dezembro a banda viaja ao México para tocar duas datas com Theatre of Tragedy em Guadalajara e Cidade do México em 16 e 17 de dezembro, respectivamente.

Com o lançamento de Unleashed Memories em 29 de janeiro, 2001 é um ano intenso de turnês, começando com uma turnê de trinta e uma datas pela Europa com as bandas Theatre of Tragedy e Beseech por janeiro e fevereiro. A banda também é inclusa na renomada turnê "Metal Odyssey" com as bandas Dimmu Borgir, In Flames e Susperia, tocando treze shows pela Europa. Em abril LACUNA COIL volta a Itália para tocar uma série de shows como banda principal.

A banda toca em inúmeros shows e festivais durante o verão, incluindo Wacken e Neerpelt em agosto. No entanto, Marco Coti Zelati não acompanha a banda em alguns desses festivais devido à uma cirurgia em seu joelho. Os festivais reúnem novamente LACUNA COIL com a banda In Flames, Dimmu Borgir, Nevermore e Theatre of Tragedy, e em primeiro de setembro, no festival Mera Luna, Cristina Scabbia canta You Can Have All My Love Tonight com Lucyfire.

Com os festivais de verão chegando ao fim, LACUNA COIL se encontra novamente trabalhando em novo material para mais um álbum, apenas dez meses após o lançamento de Unleashed Memories. A banda ainda acha tempo para se apresentar no novo canal italiano de música 'Rock TV', com um show no clube Rolling Stone, em sua cidade natal, Milão. Marco Biazzi e Cristiano Mozzati também aparecem no programa 'Database' do canal. Não é a última vez que a banda faria esse tipo de aparição.

2001 também se prova um ano intenso para os antigos membros do LACUNA COIL, com ex-membros Claudio Leo e Raffaele Zagaria formando uma banda de gothic-metal chamada Cayne, e nesse mesmo ano lançando seu primeiro álbum, Old Faded Pictures, pela gravadora Scarlet Records. Além disso, no fim de 2001, Alice Chiarelli, que foi membro de apoio tocando teclado durante apresentações ao vivo, anuncia um novo projeto de Doom Metal chamado Alice in Darkland, com o álbum The Evil's Entrails lançado em março de 2002.

Mesmo levando em conta o lançamento do álbum Unleashed Memories em janeiro, um notável ponto alto de 2001 para o LACUNA COIL foi sua primeira turnê norte americana tocando doze shows com os companheiros de gravadora portugueses Moonspell durante o mês de dezembro. 

A banda sofre nas mãos da companhia de ônibus que alugou o ônibus para a turnê e é forçada a cancelar duas datas Canadenses devido ao ônibus quebrar. Mas isso não diminui o valor da turnê que traz um presságio de como as turnês da banda se tornariam nos anos seguintes.

 

COMALIES:

Após seu retorno da América doNorte e uma pausa para o Natal, LACUNA COIL volta aos estúdios para trabalhar no material para seu terceiro álbum. A banda continua a apoiar o canal italiano 'Rock TV', achando tempo para entrevistar outros artistas, incluindo Slipknot, Nickelback, POD, System of A Down e muitos outros, mas os próximos meses foram focados em sua maior parte para ensaiar, compor e ensaiar um pouco mais.

Em Milão, em abril de 2002, LACUNA COIL trabalha na pré-produção do álbum que traria reconhecimento mundial à banda com seu produtor de longa data e amigo Waldemar Sorychta, e mais uma vez voltar ao Woodhouse Studio, na Alemanha, para começar as gravações.

Em maio de 2002, após dois meses de produção intensiva, o álbum é finalizado e a banda dá o nome de Comalies, pelo sentimento de coma e isolamento que a banda entrou durante a gravação. O álbum, mais pesado e muito mais dinâmico que o predecessor Unleashed Memories, faz o LACUNA COIL explorar novas águas mais uma vez, e faz a banda evoluir por caminhos únicos.

A música-título Comalies é cantada em inglês e italiano, e seu interludio, Aeon, com seu remix 'pulado' confundirá ouvintes por meses e anos a vir. LACUNA COIL está provando que eles não se conformarão com as convenções pré-estabelecidas e estão ansiosos por explorar seu próprio estilo musical.

Comalies é lançado em setembro de 2002 com comentários positivos, e há sinais de que esse pode ser o álbum que lançará LACUNA COIL para o mundo. No entanto, a agenda de shows não diminui seu ritmo e em outubro a banda começa uma turnê de vinte e oito datas pela Europa, apoiando a banda Sentenced. As novas músicas são ouvidas ao vivo pela primeira vez, e o single Heaven's a Lie traz a banda para o ponto alto da cena post-gothic. Um clipe, filmado durante a gravação do álbum Comalies, é exibido pela 'Rock TV', mas seria apenas o inicio da história da representação visual dessa música.

 

TURNÊS SEM FIM:

Após a turnê com a banda Sentenced, LACUNA COIL dá uma breve pausa em sua agenda antes de começar 2003 com a primeira de muitas de uma agenda de turnês. Começando por uma turnê italiana em fevereiro, indo para os Estados Unidos em abril para uma turnê de trinta datas com a banda Opeth. Durante essa turnê, a banda, trabalha com o diretor Chade Seide para produzir um novo vídeo para a música Heaven's a Lie. Eles também tocam um grande número de datas pelos Estados Unidos como banda principal pela primeira vez, e Heaven's a Lie começa a tocar por diversas estações de rádio pelos Estados Unidos. Em outubro de 2003 a música poderia ser ouvida em sessenta e cinco estações diferentes.

A turnê continua durante o verão, primeiro retornando à Europa para tocar em alguns festivais. O mais notável entre eles é o festival Heineken Jammin' Festival em Imola, onde tocaram para quarenta mil pessoas. Pouco tempo depois, LACUNA COIL volta aos Estados Unidos para uma turnê com as bandas Type o Negative e Anthrax, totalizando setenta e seis shows diferentes de julho a dezembro.

Com a popularidade de Heaven's a Lie continuando a crescer, LACUNA COIL decide regravar o novo vídeo e trabalhar com o diretor Patric Ullaeus. A música também é remixada e encurtada para esse lançamento, que é primeiramente exibido na 'Fuse TV', nos Estados Unidos, em 9  de dezembro, seguido pelo programa 'Headbangers Ball' na MTV e inúmeros canais americanos e europeus pouco depois.

Após o que pareceu ser uma turnê sem fim durante 2003, LACUNA COIL se recusa a dar uma pausa. Eles se juntam às bandas Moonspell, Passenger e Poison Black para ser a banda principal de uma turnê de Natal de catorze datas, começando no dia do Natal em Hamburgo,e incluindo um show memorável no Z7 em Pratteln no ano novo.

Após a renovação do contrato com a gravadora Century Media em janeiro, 2004 começa relativamente calmo para o LACUNA COIL com o festival Piorno Festival, na Espanha. Mas em abril a banda já havia começado uma turnê italiana com um número extensivo de datas,aproveitando que Heaven's a Lie continua dominando as estações de rádio italianas. E no dia primeiro de maio LACUNA COIL se junta a banda POD numa turnê de dois meses pela América do Norte.

Essa turnê automaticamente aumenta o reconhecimento pela cena mainstream e a banda continua a impressionar com um acústico ao vivo no programa 'Headbanger's Ball' da MTV no fim de maio. É também durante esse tempo que as vendas estado-unidenses de Comalies ultrapassam sessenta mil, contudo, a intensidade do sucesso da banda não diminui. A banda entra em estúdio para gravar algumas músicas acústicas para o lançamento da versão especial de Comalies, para comemorar uma das maiores conquistas da banda até então: tocar no festival Ozzfest.

Eles também lançam um novo single, Swamped. O single logo seria ouvido em mais de cem estações de rádio nos Estados Unidos, e um clipe dirigido por Patric Ullaeus é lançado no fim de Maio.

 

A BANDA REVELAÇÃO DO OZZFEST:

A extravaganza do Ozzfest com vinte e seis datas pela América do Norte, se estendendo de julho à setembro de 2004, faz com que a banda toque no segundo palco do festival para multidões. A edição especial do Ozzfest para o seu álbum de 2002, Comalies, é lançada e inclui faixas acústicas de algumas de suas músicas e também clipes para ambos os singles da banda.

Em julho foi revelado que não só Comalies ultrapassou cem mil vendas nos Estados Unidos, mas também que LACUNA COIL se tornou a principal banda de sua gravadora, Century Media, com mais CD's vendidos, ultrapassando as duzentos e cinquenta mil vendas mundialmente, se tornando a banda de rock italiana mais vendida. Este ritmo empurrou o álbum para as paradas da Billboard em julho, no número 194, depois de vender cinco mil oitocentos e dezoito cópias numa única semana. Não apenas isso seria o debut do LACUNA COIL na Billboard, mas também a primeira vez que sua gravadora aparecia ali.

Mais reconhecimento chega com a inclusão de Swamped na trilha sonora do filme 'Resident Evil: Apocalipse". Mais seguiriam.

LACUNA COIL, uma banda acostumada às turnês, não satisfeitos apenas com o Ozzfest, tocam em uma série de shows fora do festival com a banda Superjoint Ritual, e faz também uma série de apresentações especiais acústicas em livrarias ao redor dos Estados Unidos para aumentar seus fãs.

Com a turnê norte americana finalmente chegando a um fim, a banda retorna à Itália. Cristina Scabbia, no entanto, quase imediatamente se encontra novamente em estúdios, gravando um dueto com um famoso cantor italiano, Franco Battiato. A música, I'm That, foi lançada pela gravadora Sony Records em seu álbum Dieci Stratagemmi.

Em novembro de 2004, Comalies tem mais de dois anos e LACUNA COIL começa novamente a trabalhar em novos materiais em Milão, com Waldemar Sorychta. A banda dá uma pausa na pré-produção do álbum para tocar em uma apresentação especial em 27 de dezembro, no Carling Apollo, Hammersmith em Londres, com as bandas In Flames, Caliban e Chimaira.

Century Media termina o ano demais sucesso da banda anunciando que não apenas Comalies é o álbum mais vendido da gravadora, vendendo cerca de cento e cinquenta mil cópias apenas nos Estados Unidos somente em 2004, mas como o álbum quebrou todos os recordes de vendas da gravadora. 

 

DURANTE 2005:

Com o começo de 2005 a banda continua a trabalhar no novo álbum, enquanto isso Comalies continua a vender muito bem e até março o álbum ultrapassa a marca de duzentas mil vendas. O lançamento do sucessor de Comalies é previsto para o terceiro bimestre de 2005, no entanto a banda diz que está levando o tempo necessário para a gravação e produção do álbum, e se torna cada vez mais difícil que o álbum seja lançado ainda em 2005.

Com a chegada do verão, enquanto ainda trabalham nas músicas do novo álbum, se preparam para se apresentar em alguns dos maiores festivais europeus. LACUNA COIL começa com o festival Rotonde Festival em 21 de maio, na França, e surpreende a platéia com uma nova música. A música é mais pesada, sem fugir do estilo da banda, e apesar de ainda haver muita demora até o lançamento do novo álbum, a introdução da nova música parece energizar a banda à novas alturas quanto a performance. Em12 de junho em Donnington Park, LACUNA COIL toca no Download Festival, junto às bandas Slipknot, System of a Down, Mastodon, entre outros. É um evento que levou a uma nova turnê completa mais tarde nesse mesmo ano, e muito mais reconhecimento no Reino Unido.

 

KARMACODE:

Em julho de 2005 a gravadora Century Media re-lança todos os álbuns e EPs anteriores ao Comalies, com nova embalagem e extras, e em 14 de setembro anuncia que o futuro álbum será chamado Karmacode. Sem data confirmada a vista, é provável que o álbum não seja lançado até 2006.

Os festivais continuam durante os meses de verão, com a banda continuando a tocar a nova música e ganhando muitos novos fãs, e em 22 de outubro, no festival Metal Female Voices Fest em Wieze, na Bélgica, LACUNA COIL toca mais uma nova música. Isso, mais uma vez, reforça a direção que a banda está tomando. Combinando influências americanas e européias para criar um novo e revitalizante estilo de metal.

No dia seguinte a imprensa internacional é convidada para uma sessão especial no Galaxy Studios em Mol, Bélgica, onde a banda revela seis novas músicas - “What I see”, “Fragile”, “In Visible Light”, “Fragments of Faith”, “Within Me”, “Our Truth”.

A popularidade crescente de LACUNA COIL no Reino Unido e o sucesso de sua apresentação no Download Festival em junho resulta na primeira turnê da banda pelo Reino Unido em 2005. Tocando cinco datas, começando por Londres e culminando no dia de todos os santos em Wulfrun Hall em Wolverhampton, a banda toca em shows esgotados durante toda a turnê 'Evening with Lacuna Coil'. A banda toca dois sets em cada um dos shows, sendo o primeiro um acústico mais intimo, e o segundo o set tradicional. Marco Coti Zelati passa a turnê inteira sofrendo com problemas na coluna, mas ainda assim toca todas as noites.

Com 2005 chegando ao fim, e com as gravações do novo álbum chegando ao estágio final, LACUNA COIL se prepara para o lançamento de seu novo álbum, Karmacode, e a turnê de divulgação que se seguirá.

 

O LANÇAMENTO DE KARMACODE:

Quando 2006 começa, o primeiro single que LACUNA COIL lança em três anos é incluso na trilha sonora do filme 'Underworld Evolution', antes de ser lançado separadamente. 'Our Truth' tem um estilo mais pesado e melódico e é um sinal do que há por vir. A música é depois lançada ao redor da Europa como um single, em março, e é muito bem recebido,entrando em vários charts, incluindo número 19 na Espanha e sendo lançado no top 40 no Reino Unido.

LACUNA COIL continua a se preparar para o lançamento de 'Karmacode' com um evento na EMI Records emParis, em fevereiro. No evento, a banda toca mais músicas do álbum, para a imprensa e uma seleção limitada de fãs, no entanto não é até o show completo no The Forum em Londres, apoiado pela banda The Deathstars, que oito músicas do álbum Karmacode são tocadas para uma platéia completa. O estilo da banda evoluiu desde Comalies e possui uma forte influência americana.

No começo de abril o quarto álbum de LACUNA COIL, Karmacode, é lançado globalmente. O álbum é um sucesso instantâneo, vendendo trinta e quatro mil cópias nos Estados Unidos na primeira semana e alcançando o número 28 nas paradas da Billboard e número 1 na Independent Charts. Na Itália, o álbum alcança o número 17, e a banda finalmente se torna reconhecida em casa.

A evolução da música divide seus fãs, no entanto. Mas isso não impede Karmacode de rapidamente se tornar o álbum de venda mais rápida da banda, com o título e premiação de 'Álbum do mês' em inúmeras revistas. A banda também é vista em toda a imprensa voltada ao HardRock e Metal, com sua vocalista, Cristina Scabbia, em particular, aparecendo em muitas capas de revistas.

 

UM ANO DE TURNÊS:

Com o lançamento de Karmacode, LACUNA COIL agora se concentra na turnê de divulgação de seu novo álbum, e começa com uma turnê de dois meses apoiando Rob Zombie, e tocando para platéias maiores, sua popularidade continua a crescer no país.

Perto do fim da turnê, LACUNA COIL faz sua primeira aparição na televisão americana com um mini-show no Jimmy Kimmel Live Show na rede ABC.

A banda retorna à Europa para os festivais de verão, dessa vez tocando no palco principal na maior parte deles, incluindo Download 2006, no Reino Unido e Graspop Metal Meeting, naBélgica, que é transmitido ao vivo na internet.

Em junho, no auspicioso Metal Hammer 'Golden Gods' Awards, Cristina Scabbia recebe o prêmio 'Metal Icon', sendo a primeira mulher a recebe-lo.

Ainda nesse mesmo mês, LACUNA COIL lança 'Enjoy The Silence', segundo single de Karmacode e um cover da música de Depeche Mode. A música, mesmo sendo um cover, é muito diferente em sua execução, e rapidamente se torna um favorito nos shows ao vivo que se seguem durante o ano.

Até o fim de junho de 2006, LACUNA COIL já tinha tocado em 46 apresentações desde fevereiro, mas as turnês não param e a banda toca no Ozzfest, dessa vez no palco principal, com Avenged Sevenfold, Dragonforce, Disturbed, Hatebreed e System of A Down. Eles pausam apenas por um curto período de tempo antes que a banda comece sua própria turnê na Europa, com 38 datas entre 15 países, apoiada pela banda Poisonblack em sua maior parte. A turnê tem um sucesso enorme, com shows esgotados constantemente, e pela primeira vez LACUNA COIL faz uso de iluminação de palco em seus shows.

Em outubro, LACUNA COIL lança seu terceiro single no ano. 'Closer' é um estilo diferente de som para a banda, um reflexo de músicas oitentistas com uma pegada melódica.

Uma semana após o término da turnê Européia, LACUNA COIL volta aos Estados Unidos para se juntar à turnê 'Blackest of the Black Tour', com Danzig, que dura duas semanas, até o fim de novembro. A banda imediatamente se apresenta em dois shows no México, primeira vez que voltam ao país desde de 2000, durante e turnê 'Halflife on Tour'.

A montanha russa de turnês de 2006 finalmente chega ao fim com a turnê de 13 datas com In Flames, que termina uma semana antes do Natal, e LACUNA COIL finalmente dá uma pausa nas turnês para as festas de fim de ano, terminando o ano com as gravações do clipe do último single de Karmacode 'Within Me'. A banda trabalha com o diretor Kal Karman e filma o clipe em Torino e Sardenha.

 

A JORNADA GLOBAL:

2007 começa com Karmacode se qualificando para o status de disco de Prata, baseado em suas vendas no país de origem da banda, Itália. Mas a primeira metade do ano é dominada pela turnê Jagermeister Music Tour, uma turnês de dois meses pela América do Norte com as bandas Stone Sour e Shadows Fall, imediatamente seguida pela turnê 'Hottest Chicks in Metal', em que LACUNA COIL é a banda principal nos Estados Unidos pela primeira vez. Apoio é oferecido pelas bandas Within Temptation, The  Gathering, In This Moment e Stolen Babies por outras 24 datas. Os dias entre os shows de ambas as turnês são preenchidos com shows acústicos em lojas e entre março e junho a banda totaliza 80 shows.

Pelo meio da turnê, LACUNA COIL lança 'Within Me', o quarto single do álbum Karmacode. E ele entra nos charts de singles italianos no número 44.

Durante o ano há sinais da crescente popularidade da banda LACUNA COIL aparecendo em várias enquetes de revistas. Karmacode fica em segundo lugar na categoria de melhor album de Rock, e Cristina ganha o prêmio 'Inspirational Female of the Year' na mesma revista, 'Sexiest Female' na Revolver, e 'Woman of the Year' na Metal Hammer UK.

Cristina também é convidada a cantar com Dave Mustaine no re-lançamento de 'A Tout Le Monde' do Megadeth e aparece no clipe. Não é a última colaboração do ano, e Cristina também é convidada a se juntar à banda Finlandesa Apocalyptica para a música SOS (Anything But Love), que é lançada no mesmo ano no álbum 'World Collide'.

Após um mês de pausa, LACUNA COIL começa o circuito de festivais de verão europeu, começando com o Frozen Rock Open Air Festival em Veneza, e então tocando no Wacken, na Alemanha, e seguindo para o Bloodstock, na Inglaterra. A banda termina o circuito tocando em dois grandes festivais, o Pukkelpop, na Bélgica, e o Lowlands, na Holanda.

Com a popularidade de LACUNA COIL ganhando força, novas oportunidades se abrem e no fim do ano a banda tocou pela primeira no Japão, no Loudpark Festival, e então na Austrália, junto com as bandas Megadeth, Static X e Devildriver na turnê Gigantour.

Em novembro a banda tem sua música 'Closer' lançada no jogo Guitar Hero 3, e LACUNA COIL vai a festa de lançamento do jogo em Milão.

A relação da banda com o canal Rock TV na Itália continua quando eles tocam na festa de aniversário do canal no clube 'Rolling Stone' de Milão em primeiro de dezembro. Essa será a última aparição da banda por um tempo, já que eles tem em vista voltar aos estúdios em 2008 para completar um álbum e galgar mais sucesso do que o já construído pelo Karmacode.

 

CRIANDO SHALLOW LIFE E VISUAL KARMA:

Após alguns meses de pausa, durante a qual Cristina integra o projeto de caridade 'Rezophonic' e toca com eles com L'aura no Festival Di Sanremo, assim como grava 'Watch Over You' com a banda estado-unidense Alter Bridge, LACUNA COIL começa seu processo de composição para o novo álbum em março de 2008. Eles constroem um estúdio de gravação em seu estúdio de ensaios e passam alguns meses trabalhando em suas músicas.

A atenção da mídia com a banda continua com LACUNA COIL aparecendo entre as 100 melhores bandas de rock de todos os tempos na revista Kerrang. A banda também começa a trabalhar na produção de seu primeiro DVD ao vivo, trabalhando em sua cidade natal, Milão, com o produtor italiano Marco Trantacoste, eles planejam um box especial, incluindo depoimentos de fãs. Cristina viaja para o Reino Unido para cantar coma banda Apocalyptica no Download Festival, e então em Londres, no Golden Gods.

Com o trabalho inteiramente focado em 'Shallow Life', como o álbum seria chamado, e o DVD, não houve tempo para shows ao vivo, mas isso muda quando LACUNA COIL dá uma pausa na produção das músicas para tocar no festival Rock 'Em All Festival em Atenas, Grécia. Esse será seu único festival em 2008. Logo após o festival, a banda se realoca e muda temporariamente para Los Angeles, e começa a pré-produção da gravação para o álbum Shallow Life no estúdio Swing House. A banda trabalha com o famoso produtor Don Gilmore no álbum. Em setembro, após a pré-produção, começa a gravação em si, que acontece no NGR Studios, em Hollywood, processo que demorou dois meses para ser finalizado.

Apenas uma semana após a finalização da gravação de Shallow Life, LACUNA COIL vai para a estrada novamente, dessa vez com as bandas Bullet For My Valentine e Bleeding Through. Começando em 8 de novembro e durando vinte e seis shows pelo Reino Unido e Europa, incluindo locais como Alexandra Palace, em Londres, a turnê dura mais de um mês. Durante a turnê, LACUNA COIL lança seu muito esperado DVD 'Visual Karma, Body, Mind and Soul', um box que inclui um show ao vivo no festival Wacken, vídeos individuais dos membros da banda, vídeos de fãs e muito mais. Nos Estados Unidos, Don Gilmore está ocupado mixando Shallow Life, e a banda passa toda a turnê revisando as mixagens das faixas.

Para completar o ano, LACUNA COIL toca no festival Green Christmas Festival, na Estonia, e logo após, pela primeira vez na Rússia, fazendo dois shows em Moscou e São Petersburgo.

 

SHALLOW LIFE:

Com 2009 começando, LACUNA COIL ainda está ocupado trabalhando no Shallow Life. A mixagem é finalizada e então começam o processo de masterização com Ted Jensen no Sterling Sound Studios, em Nova York. Em fevereiro a banda grava o clipe para o primeiro single do álbum. 'Spellbound' é dirigido por Saku, no restaurante Dolce e Gabbana Gold em Milão.

Com Shallow Life completo e em pós produção, as turnês começam. 2009 seria um ano muito bom para os shows ao vivo. Começando com o Soundwave Festival, na Austrália, em fevereiro. No começo de março a banda volta para casa, e Andrea e Cristina viajam pela Europa para divulgar seu, ainda não lançado, álbum.

A turnê norte-americana The Music As a Weapon IV começa no fim de março, e LACUNA COIL se junta às bandas Disturbed, Killswitch Engage e Chimaira em uma turnê de quarenta e seis datas que os levam pela costa leste, começando em Iowa e terminando dia 17 de maio em Wisconsin. Durante a turnê, a gravadora de LACUNA COIL, Century Media, lança o 'Manifesto of Lacuna Coil', uma compilação de melhores músicas da carreira da banda.

Enquanto ainda nos Estados Unidos, LACUNA COIL grava um clipe em Kansas para mais uma música de Shallow Life. O clipe para I Like It promete ser tão divertido e diferente do tradicional LACUNA COIL quanto a música em si. Quando ele é lançado, é provado ser exatamente esse o caso.

Em 20 de abril de 2009, LACUNA COIL lança Shallow Life e recebe criticas positivas. O som é mais rock e ainda assim captura o estilo único da banda e de sua carreira. O álbum estréia nas paradas da Billboard no número 16. Em junho, o primeiro single do álbum, Spellbound, está em alta, sendo número 1 nos charts da MTV2 do Reino Unido.

LACUNA COIL toca em alguns dos festivais europeus durante junho, o Download, na Inglaterra, Rock in Idro, naItália, Nova Rock, na Áustria e Graspop, na Bélgica, e então em julho retorna aos Estados Unidos para a turnê Spellbound. Como bandas de apoio a turnê tem Kill Hannah, Seventh Void e Dommin. A turnê tem dezoito datas pela costa oeste antes da banda voltar para a Europa para tocar no Wacken Festival, na Alemanha,em 30 de julho. No dia seguinte eles tocam em Londres, no próximo em Liverpool, e então em Glasgow. No dia 5 de agosto, LACUNA COIL está na Holanda para o Summer Darkness Festival, e dois dias depois estão tocando em Flint, Michigan,nos Estados Unidos. Eles fazem mais três shows antes de finalmente voltarem para casa para um curto descanso.

Em setembro de 2009, LACUNA COIL volta novamente para a estrada para a turnê de dois meses Hard Drive Live Tour, com a banda All That Remains. Vinte e quatro datas, começando em Nova York e levando a banda pela América do Norte, e terminando em Toronto, Canadá. A última data é 20 de novembro, e termina um ano esgotante de turnês. No entanto, a banda já planejava a turnê européia 'Shallow Life European Tour', começando em janeiro.

 

DEZOITO MESES DE TURNÊS:

No dia 12 de janeiro a banda lança o clipe para I Won't Tell You, o terceiro vídeo lançado para apoiar o álbum Shallow Like. O clipe realmente inclui alguns dos fãs de LACUNA COIL. Em janeiro, a gravadora Century Media também lança uma versão especial com 2 CDs de Shallow Life, que incluem músicas não lançadas na primeira versão do álbum.

LACUNA COIL começa mais um ano de turnês no fim de janeiro de 2010, com uma turnê de seis semanas de duração pela Europa e Reino Unido, com as bandas de apoio Dommin e Dirty Little Rabbits. A banda é forçada a tocar sem Marco pela primeira vez, já que ele sofreu uma lesão no ombro e é obrigado a ficar em casa para se recuperar.

A turnê termina em Março, e em maio LACUNA COIL mais uma vez vai aos Estados Unidos para tocar com a banda 5 Finger Death Punch em vinte e seis datas, que os levam de Tennesse, passando por vários estados dos Estados Unidos, até subir para o Canadá e voltar, terminando a turnê com um show em Seattle, em 6 de junho.

LACUNA COIL então vai da América do Norte em direção ao sul, tocando no México, e então na América do Sul, pela primeira vez. A banda fecha seis datas, tocando no Brasil pela primeira vez no último show dessa turnê, em São Bernardo do Campo, São Paulo, no Espaço Lux em 19 de junho. A turnê, mesmo curta, se prova um grande sucesso com a base de fãs crescente sul-americana.

Após um curto intervalo, LACUNA COIL volta à Inglaterra e toca no Sonisphere Festival pela primeira vez, no fim de julho. Em setembro, a turnê 'Survive Tour 2010' começa em Madrid, e leva a banda ao norte da Europa, até o Reino Unido. Lea eles tocam quinze shows, sua maior turnê no Reino Unido até agora, e inclui um show acústico no The Borderline, em Londres, seu primeiro show lá em dez anos, em que a banda toca várias músicas de diversos momentos de sua carreira.

Em 24 de outubro de 2010, LACUNA COIL toca no Great Indian October Festival, em Bangalore. É a primeira vez que a banda toca na Índia, mas com a recepção que a banda recebe, dificilmente será a última.

Os últimos dezoito meses tem sido de turnês atrás de turnês, tudo para divulgar o álbum Shallow Life. Agora, no final de 2010, a banda pondera que direção tomar com sua música. 2011 parece ser o ano em que LACUNA COIL alavancará no sucesso que Shallow Life trouxe para eles gravando um novo álbum...

 

DARKNESS:

2011 começa com LACUNA COIL dando início às composições para o álbum sucessor de Shallow Life, e a banda passa os primeiros meses trabalhando em ideias para ele. Em abril, LACUNA COIL começa a gravar  o 'Dark Adrenaline' no estúdio 'Officine Meccaniche' em Milão, na Itália. Novamente trabalhando com o produtor Don Gilmore, o processo de gravação se muda para o estúdio Can-Am Studio em Los Angeles, para completar a gravação dos vocais de Andrea e Cristina. O álbum é mixado por Marco Barusso, no estúdio 'Aisha' e masterizado por Marco D'Agostino no estúdio '96khz.it Mastering Studio', ambos na cidade natal da banda, Milão.

Um lançamento em outubro de 2011 é planejado inicialmente, mas é logo movido para janeiro de 2012.

Mesmo com o lançamento de Dark Adrenaline adiado, muito ainda ocupa a banda, e em 10 de junho eles tocam no festival Greenfield Festival, na Suíça. Nesse mesmo mês, LACUNA COIL toca no Graspop Metal Meeting, na Bélgica, e durante julho toca no Sonisphere, na Espanha e então no Benatska, na República Tcheca. Os festivais de verão terminam com o Artmania, na Romania, em 13 de agosto.

Em outubro de 2011, LACUNA COIL lança 'Trip The Darkness', o primeiro single digital do vindouro álbum e recebe críticas inteiramente positivas. A música foi indicada pouco tempo depois à Música de Metal do Ano no iTunes Itália. Um clipe para a música é gravado em Milão com os diretores 'Sitcom Soldiers' do Reino Unido.

Após uma curta pausa, LACUNA COIL embarca na turnê 'Darkness Rising Tour'. A turnê começa com sete shows no país nativo da banda, Itália, com a banda 'Cayne' como banda de apoio, que apresenta o antigo guitarrista da banda, Claudio Leo. Depois da Itália, a banda segue para o Reino Unido, tocando dezoito shows durante novembro. 

Durante a turnê, LACUNA COIL toca seu novo single 'Trip The Darkness', e mais uma música nova pertencente ao álbum Dark Adrenaline, 'Kill The Light'. O estilo de ambas é mais dark e pesado do que o ouvido em seu último álbum, Shallow Life, e são bem recebidas. 

Após terminar a turnê com algumas datas na Bélgica e nos Países Baixos, LACUNA COIL termina sua turnê em 2011 com um show em Atenas, Grécia.

No fim de 2011 a ansiedade para o lançamento de Dark Adrenaline aumenta. 2012 parece que seria um outro ano muito agitado para o LACUNA COIL com o anúncio que a banda se juntaria à banda Megadeth na turnê 'Gigantour' nos Estados Unidos, também em janeiro, e então seguiria para a América do Sul, se unindo às bandas Hatebreed e Lamb of God para cinco shows, começando no fim de março.

 

DARK LEGACY:

Dark Adrenaline, o sexto álbum da banda é lançado em 23 de janeiro de 2012, logo antes do começo da turnê Gigantour. A banda então passa os dois meses seguintes na estrada na América do Norte, antes de seguirem para a América do Sul. Dark Adrenaline recebe críticas muito positivas, com Allmusic dando 4 de 5 estrelas e descrevendo o álbum como 'maior e melhor' do que seu lançamento de 2009, e dizendo que é 'o trabalho mais explosivo da banda até agora'. Dark Adrenaline alcança o número 15 nas paradas da Billboard US e número 2 nas paradas do US Hard Rock Albums Chart. Em sua primeira semana as vendas alcançam vinte mil cópias e se tornam o álbum mais vendido no lançamento da banda LACUNA COIL. O segundo single do álbum, após 'Trip The Darkness', é 'Fire', e seu lançamento é no dia 15 de junho de 2012. O clipe, filmado nos Estados Unidos com a banda em turnê, no entanto nunca foi lançado.

No fim de março, LACUNA COIL volta para o Brasil com as bandas de apoio Hatebreed e Lamb of God para 2 shows, 31 de março no clube A Seringueira em São Paulo, e 1 de abril em Curitiba. No entanto, a apresentação em Curitiba foi cancelada já que a data em Buenos Aires, Argentina, teve que ser mudada de 3 abril para 2, e isso impossibilitou a logística de levar a banda de Curitiba para Buenos Aires em um período tão curto de tempo.

A maior parte de 2012 é passada em turnês, com LACUNA COIL levando sua turnê 'Dark Legacy Tour' para os Estados Unidos e Europa. Focando em todas as suas músicas, em vez de focar apenas no álbum Dark Adrenaline, a banda toca músicas de todos os álbuns. 

As turnês não ficam sem desafios, no entanto. Baixista Marco Coti Zelati sofre com uma lesão recorrente no braço e é forçado a não fazer parte do calendário de turnês de 2012, ainda demorará um tempo até que ele possa retornar aos palcos. Adicionalmente, nesse mesmo ano, baterista Cristiano Mozzati se torna pai e escolhe passar tempo em casa com sua esposa e filha recém-nascida. Durante os shows a banda é forçada a usar samplers com a linha de baixo, no entanto as funções de percussão são feitos pelo amigo e técnico de percussão Ryan Blake Folden.

Em setembro, vocalista Andrea Ferro se casa com Paola, seu amor de longa data.

Em outubro de 2012, LACUNA COIL começa a gravar o clipe para a música 'End of Time', dirigido por Roberto Cinardi, pelo pseudonimo SaKu, que também dirigiu os clipes de 'Spellbound', 'I Won't Tell You' e o curta Dark Passengers, que foi incluso na edição especial de Dark Adrenaline. O clipe é lançado em 12 de dezembro de 2012, e é notável que apenas os vocalistas Andrea e Cristina aparecem.

A turnê continua até o fim de2012, e LACUNA COIL anuncia que eles irão se juntar à banda Sevendust para uma turnê estado-unidense no começo de 2013. 

A turnê dura quase três meses e depois disso a banda finalmente dá uma pausa antes de seguir para os festivais de verão. Mas não sem antes voltar à América Latina e ao Brasil para um turnê especial de 15 anos de aniversário, onde tocaram 3 datas, em 1 de março no Rio de Janeiro, no Circo Voador, em 2 de março em São Paulo, no Carioca Club, e em 3 de março em Porto Alegre, no clube Opinião. Nesses shows tocaram um set acústico especial, além do set normal, em que tocaram músicas de toda a carreira e muitas músicas do novo álbum Dark Adrenaline.

É digno de nota que LACUNA COIL tem sua primeira vez tocando no Vietnã, em 20 de julho de 2013. Em junho, Cristina se junta aos ícones góticos da banda Paradise Lost no palco do MetalHammer Golden Gods Awards e pouco depois, LACUNA COIL anuncia que se juntará à banda Paradise Lost em sua turnê Européia de 25 anos de aniversário, começando em outubro.

Marco, que passa a maior parte de 2013 em casa, começa a trabalhar em novas músicas, e mesmo tendo passado pouco tempo desde o lançamento de Dark Adrenaline, a banda está pronta para voltar aos estúdios mais uma vez.

E em setembro de 2013, LACUNA COIL volta ao estúdio em Milão para gravar seu sétimo álbum, trabalhando pela primeira com Jay Baumgardner, tendo seu lançamento prometido para 2014...

 

BROKEN CROWN HALO:

Após se apresentarem como banda principal em shows na Bélgica, LACUNA COIL termina 2013 como banda de apoio da banda Paradise Lost na sua turnê de 25 anos de banda 'Tragic Illusion Tour', tocando treze shows ao redor do Reino Unido e Europa. É um final bom para umano bom.

2014 começa com LACUNA COIL cancelando seu show no 'Shiprocked Cruise' devido à problemas familiares, e anunciando o lançamento de seu sétimo álbum 'Broken Crown Halo' no dia primeiro de abril de 2014 nos Estados Unidos e 31 de março pela Europa.

No dia dos namorados, em fevereiro de 2014 (o dia dos namorados na América do Norte e na Europa é comemorado dia 14 de fevereiro), a banda anuncia que dois de seus membros decidiram se aposentar. Cristiano 'CriZ' Mozzati e Cristiano 'Pizza' Migliore decidem sair da banda por razões pessoais, e LACUNA COIL são rápidos em anunciar que a aposentadoria de seus dois membros foi completamente amigável e que a banda irá continuar.

Logo após o anúncio da aposentadoria de seu baterista e de um de seus guitarristas, a banda anuncia que participará da turnê estado-unidense Revolver Hottest Chicks in Hard Rock2014 Tour, tocando 21 datas ao redor da América do Norte durante fevereiro e março. É durante essa turnê que a banda anuncia que eles ficarão nos EstadosUnidos para sua própria turnê 'Dead and Rising Tour' antes de viajar para o México e Brasil para mais shows em maio.

São três datas brasileiras, 9 de maio em Curitiba, no Music Hall, 10 de maio em São Paulo, novamente no Carioca Club, e 11 de maio em Rio de Janeiro, também novamente no Circo Voador. Nessa passagem pelo país a banda disponibiliza pela primeira vez um meet and greet em cada uma das cidades. Os beneficiados foram escolhidos por sorteio pela produtora Liberation, e foram 10 ganhadores para cada cidade. A banda decide ficar mais dois dias na última cidade da turnê, Rio de Janeiro, para descansar e aproveitar a viagem.

LACUNA COIL decide não substituir Cristiano Migliore nas guitarras, deixando 'Maus' ser o único guitarrista da banda e Ryan Blake Folden, que havia já feito shows e turnês como membro de apoio com LACUNA COIL, continuando a tocar bateria na banda.

 

DELIRIUM:

2015 é um ano em que a banda evita turnês muito longas e foca principalmente na composição de um novo álbum, que em dezembro foi confimado com o nome de "DELIRIUM".

Ryan Blake Folden se torna membro oficial da banda e participa ativamente das composições e gravações da parte de percursão do álbum.

Em Janeiro de 2016 a banda anuncia uma saída polêmica, a de 'Maus'. Mas deixa claro que o projeto do álbum não seria comprometido, já que ele não estava participando das composições ou gravações.

Guitarristas foram convidados a fazer participações especiais nas gravações, tais como Myles Kennedy da banda Alter Bridge.

Daniel Sahagun fica como guitarrista de apoio nas turnês da maior parte do primeiro semestre.

Em 27 de maio é lançado o álbum "DELIRIUM", recebido com críticas extremamente positivas e colocações altas nas paradas musicais.

Diego DiDi Cavallotti, que tocou em algumas músicas de "DELIRIUM" como convidado, é colocado como guitarrista substituto da mesma forma como Ryan havia começado.

Em junho a Equipe LCBR faz uma entrevista com Diego, que é recebido com muito carinho pelos fãs brasileiros e mundiais.

Fontes: Empty Spiral- http://www.emptyspiral.net/features/lacuna-coil-biography/

LCBR

 

*Tradução da biografia disponível no Fã Clube Internacional Oficial da banda LACUNA COIL - Empty Spiral
**Informações e detalhes acrescentados sobre os shows no Brasil, saída de membros e novos álbuns.

 

bottom of page